11/12/2023 às 08h57min - Atualizada em 11/12/2023 às 08h57min

ENERGISA – Apoios culturais e conservacionistas

Edson Gomes Santos
Esclarecendo não ser cliente, usuário, garoto (ou idoso?) propaganda da Energisa, indiretamente acompanho através do Leopoldinense as diversas atividades técnicas, operacionais, expansionistas, melhoramentos, apoios culturais, estímulos às artes, enfim, uma intensa gama de atividades socio-empresariais em prol da região e localidades onde ela atua.

Buscando mais informações sobre a Energisa, acessei Wikipedia e lá deparei com dados sobre a trajetória empresarial desde a CFLCL (Cia Força e Luz Cataguases Leopoldina), fundada em 1905 sendo a Usina Maurício, em Piacatuba, sua primeira unidade geradora.

Ainda na Wikipedia e acessando o portfólio Grupo Energisa, vejo que ele tem 8 milhões de Clientes; atende mais de 20 milhões de pessoas – cerca de 10% da população brasileira; é o 5º maior grupo brasileiro de distribuição de energia elétrica; é o maior grupo empresarial privado com capital 100% nacional.

Na região de atuação em que Leopoldina está incluída, os diversos projetos e apoios culturais regionais amparados pela Energisa são divulgados e sempre aparece mais alguma área contemplada com seus recursos, gerando cultura, trabalho, despertar de vocações, valorização das artes, etc.

Mas, o que despertou minha intenção de escrever sobre os apoios da Energisa, tema deste texto?  ... Explico:

... Navegando pelo Youtube, assisti reportagem televisiva focada no trabalho desenvolvido por um preservacionista, em Itabaiana-SE, cuja atividade tive conhecimento há uns 10 anos atrás e, até agora, nada mais havia lido ou assistido sobre o assunto, sendo ele  “especialista” em aves de rapina brasileiras – carcará, falcões, corujas, etc. – e tal aptidão, segundo ele, ser praticamente inata e percebida desde sua mais tenra idade.

Impressionante como ele “conversa” com as aves; como as aves o veem como “amigo”; como seu olhar e atitudes fazem bem aos seus “amigos”, porém meu foco eram as aves ali existentes, algumas curadas de ferimentos ou agressões, outras ali criadas por serem órfãs, outras para lá encaminhadas em apreensões policiais ambientais, enfim aves ali amparadas com respeito, amor e instinto de proteção.

Numa das cenas em que o preservacionista é focado, ele aparece com uma ave numa das mãos e ali fica à vista a logomarca ENERGISA impressa na sua camiseta, ou seja, o Centro Brasileiros de Preservação de Aves Silvestres, que há 40 anos desenvolve seu trabalho, tem apoio da ENERGISA Sergipe e a importância que tal apoio representa para as aves, região, pessoas e Natureza... não tem preço.

Estimulado, registrei este texto, e à ENERGISA Sergipe e demais empresas do Grupo, apresento meus cumprimentos pelos serviços prestados, pela população atendida, pela preocupação para com a NATUREZA e que sejam exemplo para atitudes positivas e participativas de outros grupos empresariais.

   Edson Gomes Santos, dezembro/2023
 
                                                                                                   
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »