17/06/2020 às 13h14min - Atualizada em 17/06/2020 às 13h14min

LINTZ – AS MESTRAS – Leopoldina-MG – Anos 1950/60 –

Hoje, às 3 da manhã, acordei de um sonho, onde figuravam o Colégio São José e as minhas antigas professoras – irmãs Lintz – e, de imediato, minhas recordações retrocederam ao longínquo 1957, ano em que iniciei meus estudos no 1º ano primário no São José, vindo transferido do Grupo “Novo” (Botelho Reis), lá permanecendo até o ano de 1960, e, de lá, para o Ginásio, em 1961.

O São José também oferecia estudo na modalidade de internato, aceitava alunos de ambos os sexos, e era a opção adotada pelas famílias residentes em outras cidades e/ou no meio rural.

Rigorosas, porém amorosas, as irmãs professoras eram Dª Maria e Dª Calíope, tendo como apoiadoras as irmãs Agripina e Alaíde, e, todas elas, amorosamente amparadas pela mãe, Ignácia, já que ela se tornava, também, de toda aquela meninada.

Dª Maria, no trato com a meninada, sabia dosar energia, doçura, respeito, tendo sempre um sorriso estampado nas faces, além da boa vontade de mostrar e ensinar-nos os caminhos.

DªCalíope se apresentava como “brava”, tão somente pela necessidade de não permitir rédeas soltas para os alunos e o caos, de alguma forma se instalar, pois, após cada bronca ou repreensão visando retomada do caminho correto, ganhávamos afetuosos abraços.

Dª Agripina, cega, era quem dava apoio e reforço nos estudos àqueles alunos que apresentavam alguma carência; não era incomum “fingirmos” carências somente para ficarmos em sua companhia e dela recebermos esclarecimentos, além de ganharmos um amoroso sorriso, pois Dª Agripina sorria com a alma.

Dª Alaíde era o pau prá toda obra e cuidava da estrutura física do Colégio; sempre “correndo”; com um sorriso e um aceno com a cabeça ela respondia aos cumprimentos recebidos.

No segundo semestre de 1960 passamos a ter aulas noturnas de reforço, a fim de que em dezembro prestássemos e fossemos aprovados no concurso de Admissão ao Ginásio (tipo um vestibular), concurso aquele, em que o colega Newton Junqueira Monteiro de Barros obteve o 2º lugar na classificação geral e todos do São José foram aprovados naquele certame.

1961 – Ginásio, 1ª série, quem se nos apresentam como professoras?  Terezinha e Cidinha Lintz, sobrinhas das mestras Calíope e Maria, e filhas de Dª Judith e Prof. Machado:

Profª Terezinha Lintz, simpática, competente, alegre, sorriso franco, lecionava matemática, e, Profª Cidinha Lintz, idem, idem, lecionava português.

1962 – 2ª Série – Entram em ação dª Judith Lintz e seu marido, Prof. Machado:

Dª Judith, mãezona, tratava-nos como se seus familiares fôssemos, tal a amorosidade que transmitia no expressivo olhar com que éramos contemplados nas aulas de português e de Educação Cívica.

Prof. Machado, matemática, durante pouco tempo lecionou para aquela meninada da 2ª série ginasial, porém dele, ficou na memória a sua “impaciência” e o brado seu burrinho!!!

Às mestras LINTZ, Maria, Calíope, Agripina, Judith, Terezinha, Cidinha e ao Machadão, nesta oportunidade agradeço de todo o coração poder ter contado com VOCÊS na minha educação.

Assim foi; é o que sinto; aqui registro.

Edson Gomes Santos, Divinópolis, 15/abril/2020           
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »