30/07/2022 às 13h12min - Atualizada em 30/07/2022 às 13h12min

DIA DO AMIGO – 20/julho // DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE – ONU – 30/julho

Edson Gomes Santos
Amicus (latim), originado de amo, cujo significado é gostar de...,  amar..., enfim, AMIGOS e AMIGAS existem para se gostarem, amarem, conviverem, compartilharem e experimentarem viver um sentimento ÚNICO e mutuamente engrandecedor.

AMIZADE é uma das formas de o AMOR intensamente se manifestar, desde quando brota, amadurece, floresce, frutifica e revigora quem a cultiva e retribui; não procura nem exige explicações sobre como surge, adentra em nossos corações, pois, simplesmente passa a EXISTIR... estendendo-se até os nossos companheiros de estimação, cães, gatos, aves, etc.

Ela não “conta” tempo, distância, idade, beleza, posses, estética pois amizade concreta torna-se ETERNA e entranhada na alma, daí sua transcendência material.

AMIGOS ou AMIGAS não têm necessidade de estarem sempre juntos – fisicamente – pois o sentimento que os aproxima e une os fazem sempre juntos/presentes em seus pensamentos.

IRMÃOS e IRMÃS, somos “atribuídos” uns aos outros sem possibilidade de “escolhas”, decorrendo a “obrigatoriedade” em nossas convivências fraternais, muitas vezes sem que a AMIZADE brote e faça parte integrante dos relacionamentos.

AMIGOS e AMIGAS???     Sim!!!...    Podemos escolher... e escolhemos!

Amigos e amigas não são iguais a nós, porém nossas virtudes e potencialidades “casam” com as nossas carências e expectativas, ocorrendo uma “permuta” de sentimentos que “equilibra” as vivências mútuas e desagua num bem-viver prazeroso a cada momento que eles e elas – sentimentos e vivências - “passeiam” por nossos pensamentos, lembranças e momentos.

Certa época da minha vida tentei “desdobrar e entender” a intensidade/abrangência dos sentimentos de AMIZADE e cheguei aos seguintes “entendimentos”:

- IRMÃO–IRMÃO – Vivenciam tão somente o sentimento fraternal, sem cultivo da amizade;

- IRMÃO-AMIGO – O passo à frente, com a amizade “brotando” e crescendo, gerando empatia, tornando-se transcendental, promovendo o crescimento mútuo;

- AMIGO-IRMÃO – Amigos que “chegam” às nossas vidas e ultrapassando limites, geram-nos além do sentimento AMIZADE, o sentimento de irmandade, fraternidade... um irmão; e,

- AMIGO-AMIGO – No meu entender, o ápice da AMIZADE, pois as interações são tão intensas que elevam tal sentimento ao nível de AMOR UNIVERSAL e ETERNO, tal a grandeza que representa para o ser humano, congregando todos os sentimentos comentados, e, no decorrer de nossas vidas,  “contaremos” poucos deles em nossas “mãos e mentes”.

Então, comemoremos os dias do Amigo e Internacional da Amizade, enviando os mais efusivos abraços, sentimentos e pensamentos e AMOR ÀQUELES e ÀQUELAS que cada um de nós tem nos corações como AMIGOS e AMIGAS.

Um ABRAÇÃO para todos os AMIGOS e AMIGAS, mundo afora, pois nós MERECEMOS!!!   
  
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »