26/12/2022 às 06h30min - Atualizada em 26/12/2022 às 06h30min

CIDADÃOS DO MUNDO – PELÉ E LULA - 2020 –

Edson Gomes Santos
Foto: Joedson Alves - AFP
Assistindo via internet a uma palestra de um sociólogo, chamou-me atenção quando ele versou sobre o conceito de Cidadão do Mundo.
Para ele, “cidadãos do mundo” são pessoas cujas identidades ultrapassam barreiras políticas, geográficas, sociais, étnicas e outras mais, elevando-as a patamares extra-nacionalidades e ligando-as ao todo, através do princípio/conceito: HUMANIDADE.
Sem qualquer verve religiosa, ele cita, como exemplo, os Papas, cujas nacionalidades tornam-se irrelevantes ante o papel que o mundo para eles imagina e deles espera.
A visita de um Papa a qualquer país do mundo – católico ou não -foi, é e será sempre “um acontecimento” de repercussão mundial... daí, eles poderem ser considerados Cidadãos do Mundo.

Atendo-nos ao Brasil, ele cita que, hoje, no Brasil, somente dois homens, vivos, podem ser considerados Cidadãos do Mundo: PELÉ e LULA.

Paixões/convicções políticas e futebolísticas à parte; preconceitos étnicos e sociais, idem; este nosso Brasil de hoje tem como seus Cidadãos do Mundo... um negro e um ex-operário nordestino.

Ironia brasileira: um País racial, étnica, social e regionalmente preconceituoso ter, como seus Cidadãos do Mundo justamente um negro e um ex-operário – retirante – nordestino.

Houve uma “passagem” do então presidente dos EUA, Ronald Reagan, que, ao se encontrar com Pelé disse: “Muito prazer, sou Ronald Reagan, presidente dos EUA e você, nem precisa se apresentar, sei que é o Pelé!”

Quando do primeiro encontro de Lula com o presidente Obama, este o cumprimenta, estende seu dedo indicador para Lula, e o apresenta aos demais: “Este é o cara!”

Pelé é um dos cinco brasileiros que tem o título de Cavaleiro da Coroa Inglesa, título equivalente ao de Sir – que só pode ser concedido a cidadãos britânicos – além de inúmeras outras honrarias mundo afora.

Lula tem 35 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos e muitos outros já autorizados e em fase de concessão, além de inúmeras outras honrarias mundo afora.

Algum brasileiro tem alguma dúvida de que tanto Pelé quanto Lula, embarcando ou desembarcando em qualquer parte do planeta Terra, dificilmente passariam despercebidos e, fatalmente, passariam a ser os centros das atenções?

A quem interessar saber sobre as honrarias concedidas mundo afora aos nossos Cidadãos do Mundo, PELÉ e LULA, basta acessar o site wikipedia.org e constatar o que ora é relatado.

Já no Brasil, atualmente detentor do triste título de “pária do mundo”, governado pelo talvez mais antiCidadão do Mundo...nacional e internacionalmente considerado, os noticiários divulgam que nosso País voltou a integrar o – vergonhoso – Mapa Mundial

... Nós, Brasileiros, não merecemos estar inclusos em tal Mapa da miséria!!!
 
 
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »