29/12/2022 às 19h50min - Atualizada em 29/12/2022 às 19h50min

PELÉ, FUTEBOL E HISTÓRIA – 1940/2022

Edson Gomes Santos
Fotomontagem: Reuters
Os noticiários divulgam que o estado de saúde de Pelé é delicado, decorrente de tratamento de câncer no cólon; seu organismo pouco reage às medicações; tudo indica que, infelizmente, seu destino físico está se definindo e tal qual escreveu Getúlio Vargas em sua carta-despedida – [...] saio da vida para entrar na História – Pelé também sairá da vida física para entrar na História mundial do futebol.

Aos 17 anos, no Santos F.C., foi convocado para a Seleção Brasileira; o resultado foi sua contribuição para o Brasil vencer a Copa de 1958; fato é que os times de futebol angariam torcedores quando eles, torcedores, ainda são crianças e o time é um vencedor, tal qual foi o Santos – então um time do “interior” – durante a era Pelé & cia; o mundo “abraçou” Pelé; coroou-o “rei do futebol”, tornando-o um dos poucos cidadãos brasileiros com biografias mundialmente conhecidas e reconhecidas.

No ano 2000 foi eleito o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol - IFFHS; foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA; recordista mundial em gols: 1.283 gols em 1.363 jogos, incluídos amistosos não oficiais; segundo maior goleador em jogos oficiais: 765 gols em 812 partidas; enfim... um futebolista vencedor (leia mais sobre ele na Wikipedia).

Reconhecido e reverenciado mundo afora, dele disseram:

- Pelé é um dos poucos que contradizem minha teoria: “Em vez de quinze minutos de fama, ele terá 15 séculos”. Andy Warhol (artista plástico norte-americano)

- Meu nome é Ronald Reagan, sou Presidente dos Estados Unidos. Mas você não precisa se apresentar, porque todo mundo sabe quem é Pelé.

- O maior jogador [de futebol] da história foi Di Stefano. Recuso-me a classificar Pelé como jogador. Ele estava acima disso. Ferenc Puskás (futebolista húngaro)

Em 1997, então Ministro dos Esportes e em visita à Inglaterra, Pelé foi agraciado com título da Ordem de Cavaleiro do Império Britânico – título equivalente ao de Sir, já que este somente aos britânicos pode ser concedido - e a Rainha Elizabeth II o definiu como incomparável.

Tempo presente, vivenciamos mais uma Copa do Mundo de Futebol com todas as suas emoções, vitórias, derrotas, eliminações, expectativas, zebras, contusões, etc.; Pelé em luta para recuperação da saúde; jogos e bolas correndo; futebol à toda; resultados imprevisíveis; ... e Pelé vivenciou mais este importante momento futebolístico mundial, PORÉM...

 Cheguei a imaginar que os “deuses do Olimpo do Futebol”, no Além, se reuniram e decidiram que a maior honraria que o futebol poderia prestar ao Pelé seria conduzí-lo ao “Olimpo Futebolístico” durante a realização de um torneio mundial de futebol como esta Copa, marcando e vinculando sua passagem “da vida para a História” justamente na área em que ele sempre brilhou...

Nos campos de FUTEBOL.
 
                                                                                                                 
 
      
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »