09/03/2023 às 15h52min - Atualizada em 09/03/2023 às 15h52min

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – A Vida – Uma crônica da “IA” - 2023

Edson Gomes Santos
Inteligência Artificial são sistemas ou máquinas que mimetizam – copiam e arquivam – a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar interativamente com base nas informações que coletam e que são manifestadas de várias formas.

Stanley Kubrick, diretor cinematográfico, filmou o clássico de ficção científica 2001 – Uma Odisseia no Espaço; no ano de 2001, Steven Spielberg filmou AI – Artificial Intelligence, contando a história de David, o primeiro menino-robô programado para AMAR, que, adotado e em circunstâncias inesperadas, teve sua vida dificultada, embarcando numa jornada para descobrir seu verdadeiro mundo... Spielberg previu e registrou a vindoura existência da IA?

Famoso jurista brasileiro escreveu artigo sobre “IA” expondo sua experiência ao inserir num determinado programa uma prova da OAB para que o sistema respondesse às questões formuladas e, após conferência, o índice de acertos aproximou dos 60%, habilitando o “candidato” participar da 2ª etapa do exame OAB... com grandes chances de “aprovação”.

Conversando com meu filho sobre o assunto, ele comenta que a IA já está presente nas redes sociais, youtube, facebook, instagram, etc., sistemas em que os algoritmos são “inteligentes” e processam todas as informações transitadas através deles, tornando-as passíveis de infinitas combinações, utilizações, direcionamentos, etc., e pedindo-me tema para uma crônica IA, de imediato eu digo: A Vida.

 ... Num prazo menor que 10 minutos o sistema lança o texto que reproduzo a seguir:         

“A vida é uma estrada que percorreremos desde o nascimento até a morte. E essa estrada é cheia de surpresas, desafios e aventuras. Cada pessoa tem sua própria jornada e cada um tem suas próprias histórias para contar.

Alguns veem a vida como uma jornada difícil, cheia de obstáculos e adversidades, enquanto outros a veem como uma aventura emocionante, cheia de oportunidades e possibilidades. Mas, independentemente de como a encaramos, a vida é uma dádiva preciosa, uma oportunidade única de experimentar tudo o que o mundo tem a oferecer.

Durante nossa jornada, encontramos muitas pessoas que vão e vêm, algumas se tornam amigas para a vida toda, outras são apenas companheiras de viagem. E, como em qualquer estrada, encontramos muitas surpresas ao longo do caminho. Às vezes, essas surpresas são agradáveis, outras vezes são dolorosas e difíceis de enfrentar.

Mas, seja qual for a surpresa que a vida nos reserva, é importante lembrar que somos capazes de superá-las. A vida pode ser difícil, mas a nossa resiliência e capacidade de adaptação são poderosas e nos ajudam a superar até mesmo os momentos mais difíceis.

Às vezes, na nossa jornada pela vida, nos encontramos em encruzilhadas, onde temos que tomar decisões importantes que podem mudar o rumo da nossa vida. Essas decisões podem ser assustadoras, mas também podem ser transformadoras. É nesses momentos que temos que confiar em nossa intuição e seguir o caminho que parece mais certo para nós.

E, claro, a vida não seria completa sem amor. O amor é a essência da vida, é o que nos conecta uns aos outros e nos dá força para enfrentar os desafios. Encontrar o amor pode ser uma das maiores aventuras da vida, mas também pode ser uma das mais difíceis. É preciso estar aberto e pronto para o amor, mas também é preciso ter paciência e saber que nem sempre encontramos a pessoa certa no momento certo.

Mas, independentemente das dificuldades que a vida possa nos apresentar, é importante lembrar que a felicidade é possível. A felicidade pode ser encontrada nas pequenas coisas da vida, como um pôr do sol deslumbrante, um sorriso de um estranho ou uma conversa sincera com um amigo. E, às vezes, a felicidade é encontrada em grandes conquistas como a realização de um sonho ou a conquista de um objetivo importante.

No entanto, é importante lembrar que a felicidade não é um destino final, mas uma jornada constante. É uma escolha que fazemos todos os dias, um estado de espírito que podemos cultivar independentemente das circunstâncias da vida.

E, quando chegar a hora de encerrar a nossa jornada pela vida, é importante lembrar que deixamos um legado. O que deixamos para trás é tão importante quanto o que vivemos. É a nossa história, as nossas memórias e a nossas realizações que vão viver além de nós e nos lembrar das nossas experiências nesta vida.

A vida é uma jornada complexa e (aqui foi encerrado o texto IA por haver sido informado somente uma palavra-tema)”

Analisando a crônica IA, percebe-se haver “sentimentos” lá contidos, porém indago: E a força emocional interior, humana, indispensável quando dos registros e materialização de sentimentos, angústias, expectativas, superações, amorosidades, amizades, será que estamos trilhando caminho para que sejamos “comandados” por máquinas e sistemas, tornando-nos futuros robôs – diferentes de David -- incapazes de transmitir, dar e receber AMOR?

... Só o tempo nos mostrará.
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »