28/05/2023 às 13h54min - Atualizada em 28/05/2023 às 13h54min

Caminhos da Educação

Bernardo Guedes
Passadas as comemorações por ocasião do 169º aniversário da nossa cidade, seguimos trabalhando para continuar a contribuir com o crescimento da cidade. Reclamar e ser pessimista não resolvem os problemas. Esses sempre irão existir em cada contexto da época, passe o tempo que for.

Desde o aniversário de Leopoldina visitei de pertinho, como gosto de fazer, escolas que ajudei além de outras com objetivo de ver o trabalho que vem sendo realizado.

A AAPI Aquarela é uma creche que atende crianças de 2 a 5 anos. Sobrevive com a ajuda da comunidade e recursos do Fundeb. Minha emenda foi pequena em valores, mas acredito que ajudou muito para que nossos pequenos estudassem de barriguinha cheia. Até hoje quando vai chegando a hora do almoço tenho uma tremenda dor de cabeça fruto da minha barriga pedindo por comida.

Na Escola Estadual Emilio Ramos Pinto, popularmente conhecido como Anexo, foi a vez de ouvir os primeiros barulhos de uma fanfarra que vem sendo construída por iniciantes. O deputado estadual Alencar da Silveira acreditou nesse projeto e enviou os recursos que possibilitaram a compra dos instrumentos. Cada baqueta que bate ali é a emoção colocada para fora, é o entretenimento levando magia à educação.

Nesse meio tempo ainda tive o prazer de mais uma vez visitar a querida Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, em sua Festa da Família. Quadra cheia. Alunos, pais, professores, auxiliares, todos juntos festejando a razão de pertencimento daquela escola. Uma troca de conhecimentos que pode ser sentida em cada reação da vida.

No bairro Imperador visitei a mesma modalidade de festa realizada na CEMEI Ilídio Raimundo. É muita fofura ver aqueles pequenos dançarem. Dá para ver a alegria que os pais têm ao saberem que os filhos estão sendo bem cuidados. Além da competência e carinho dos profissionais, a estrutura oferecida não deve nada para nenhuma instituição particular.

Por último, mas não menos importante, também visitei o canteiro de obras da creche que começou a ser construída no bairro Seminário e vai impactar diretamente a vida de cerca de 300 famílias com educação em tempo integral. Trata-se de um pedido meu feito diretamente ao prefeito que está sendo atendido com previsão de inauguração no segundo semestre do ano que vem.

E o que tem de mais legal nisso? A gente sabe que no futuro dificuldades também irão existir. A vida não trata a gente da mesma forma que a escola trata. Mas se não tiver escola, o caminho fica ainda mais difícil. A escola é a nossa base, é o início e não o final.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »