27/09/2023 às 15h40min - Atualizada em 27/09/2023 às 15h40min

Enem: 25 anos de transformações

Bernardo Guedes
Na minha época o Enem não tinha o mesmo peso de hoje. Longe de ser um exame desconhecido, mas ainda despertava curiosidades de como funcionava. A gente acabava estudando para os vestibulares tradicionais.

Era um menino imaturo que, com certeza com a cabeça de hoje tomaria algumas decisões diferentes, sem arrependimento nenhum do que vivi, pois foram com os desafios que enfrentei que adquiri experiência. Larguei a ideia do êxito precoce. Tudo tem a sua hora e ninguém é igual a todo mundo.

Nos 25 anos do Enem, depois de tantas inovações, a ideia aqui não é escrever um texto técnico, mas fazer uma leitura de como ele foi importante para tantas gerações que tiveram a oportunidade de com o estudo transformar sua realidade, fazer um futuro melhor. Comparado à política, o Enem é a democracia das provas. O mais popular, o que alcança os rincões do Brasil afora, o que faz descobrir o curso que você nem imagina na universidade que você jamais pensou em ingressar. Além de tudo, também possibilita uma segunda opção caso a primeira não dê certo.

Conheço gente que já com a idade estendida encara a prova sem medo nenhum e com isso, o etarismo vai sendo combatido. Todo ano tem e nada impede a busca por um novo caminho. Isso se reflete em adultos já formados largando as profissões quando conquistado o sucesso na prova que dará a oportunidade em um novo curso e consequentemente um novo ofício.

Lembro-me que em 2005, num domingo de sol quente da primavera leopoldinense, vi alguns colegas saindo mais cedo da prova, pois queriam assistir ao jogo. Já faz algum tempo que observo a correria que é para chegar na escola onde será feito exame. Quem não consegue chegar mais cedo, acelera com elasticidade até para passar por baixo do portão nos segundos prestes a fechar.

Aquela prova ali é como um marco na vida do brasileiro. Divide a ingenuidade do adolescente para uma vida nova de adulto cheia de percalços. Seja como for o desempenho no curso pretendido é dali o ponto de partida para novas etapas que formarão a convicção da visão de mundo.

Certamente escrevo aqui e nem sonho em saber quantos profissionais de altíssimo nível deram seu primeiro passo no Enem. O melhor é saber que através da educação eles retribuem para o nosso país o que esse símbolo virou para eles. Parabéns aos estudantes e professores que ajudaram a construir essa história.
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »