11/06/2023 às 12h46min - Atualizada em 11/06/2023 às 12h46min

DÁRIO SAPATEIRO – A volta – 10/06/2023

Edson Gomes Santos
DÁRIO SAPATEIRO – A volta – 10/06/2023 – Ano passado escrevi alguns textos sobre o Dário registrando os seus 90 anos de idade, além de algumas passagens da sua vida que a mim e durante nossa vivência ele contou.

Sem qualquer superestimação, tenho certeza de que durante toda sua vida Dário prezou pela seriedade, valores familiares, amizades, qualidade nos serviços prestados, tudo isso resultando no carinho com que sempre foi citado por aqueles que com ele conviveram.

“Aqueles que querem viver bem e com sentido devem ajudar a enriquecer a vida dos outros, pois o valor de uma vida é medido pelas vidas que toca.”

Recebo a notícia do falecimento e, de imediato, elas... as lágrimas, brotam em meus olhos, num sentimento de tristeza pela partida.

Paro, penso, analiso o tempo que pude com ele conviver, os momentos das conversas, das suas risadas, daí elas... as lágrimas tornam-se - também - sinônimo de alegria, pois, direta ou indiretamente, ele, Dário, conseguiu tocar minha vida também.

Em abril último estive em Leopoldina numa reunião familiar destinada às homenagens póstumas ao meu irmão Eduardo, falecido em 16/03, ocasião em que soube do Dário haver encerrado as atividades em decorrência de problemas de saúde.

Seguindo instrução contida no aviso fixado na porta da sapataria, dirigi-me ao seu endereço  para visitá-lo mas ele, naquele horário, estava sob fisioterapia respiratória, ficando eu de voltar à tarde... o que, infelizmente, não ocorreu, fato que levou-me escrever-lhe uma carta  informando que em 3 de julho eu estaria em Leopoldina para abraçá-lo pelos 91 anos.

Vida física, material, em corpo carnal é finita e um dia a morte virá, todos sabemos, então, como vivermos nossos dias, meses e anos é que traduzirão se nossa existência foi profícua ou não, se conseguimos praticar fraternidade, se conseguimos “crescer” nossos Próximos, se conseguimos viver a família & descendentes, se conseguimos ser GENTE, se conseguimos praticar o AMOR.

Dário se vai e tal qual o deus grego Hermes – que usava sandálias com asas para voar – calçará suas sandálias com asas, amorosa e competentemente por ele confeccionadas durante seu período na Terra e conosco convivendo, alçando o seu vôo destinado à Eternidade.
 
                               Tudo que você ama provavelmente vai se perder, mas, no final, o AMOR
                                                  voltará, de outra maneira.                           Franz Kafka
 
                               Ao Dário, minha GRATIDÃO por ter-me considerado seu amigo e que tenha o digno lugar por ele “suvelado e costurado” durante sua permanência terrestre.
 
                                                                                            Edson Gomes Santos, 11/06/2023   
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »