20/10/2023 às 07h40min - Atualizada em 20/10/2023 às 07h40min

AERÓDROMO DA LAGINHA – Vargem Linda – Leopoldina – Anos 50/60 –

Edson Gomes Santos
Houve tempo em que, quando eu era criança e ia visitar meus avós no sítio deles próximo ao aeródromo, uma das “diversões” era quando ouvíamos ao longe o barulho dos motores dos Douglas DC-3 e corríamos para o morro nos fundos da casa dos avós para, à distância, vermos as máquinas voadoras tocarem o solo e levantarem poeira, pois o campo de aviação era de chão batido.

Lá pousavam e decolavam os aviões da NAB, Navegação Aérea Brasileira, talvez a primeira empresa aérea brasileira de voos regionais, mantendo ela um escritório em Leopoldina na Rua Dr. Custodio Junqueira, no meio do quarteirão, próximo ao então Jardim da Infância das irmãs Gomes, Tias Aline e Corina.

Parece-me que àquela época o aeródromo era da responsabilidade e propriedade da Aeronáutica, havendo um funcionário-residente na “casa de comando” situada às margens da estrada Vargem Linda-Piacatuba e ali também estava o único telefone da Laginha.

Único funcionário da Aeronáutica em Leopoldina, o simpático e comunicativo Haroldo Regis era o responsável pelos registros das atividades, ocorrências, pousos e decolagens no aeródromo.

Não sei precisar, porém numa determinada e recente época o aeródromo teve sua pista asfaltada além – parece-me - da construção de um hangar e há algum tempo lá está ele, literalmente abandonado, sem qualquer manutenção e impossibilitado/proibido(?) de uso.

Lendo notícia de que a Azul Linhas Aéreas iniciou ontem – 16/10/2023 - operação aérea entre Belo Horizonte e Manhuaçu com escala em Carangola e sendo aquela empresa hoje considerada a detentora de maior número de cidades interioranas atendidas, “voei” até Leopoldina e seu aeródromo... por que não???!!!

Acompanho à distância o dinamismo empreendido pelo atual Prefeito Municipal Pedro Augusto em prol de Leopoldina e dos leopoldinenses e não me contive em só imaginar a reativação do aeródromo – que hoje, segundo fui informado, está sob responsabilidade da Prefeitura Municipal – mas também imaginar Leopoldina compondo escala de navegação aérea, tal a estratégica localização do aeródromo: 20 minutos de rodovia tanto para Leopoldina, quanto para Cataguases.

O Governo Federal anunciou um novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, destinando recursos para Estados e Prefeituras visando amparar projetos de retomadas econômicas e sociais daqueles Órgãos federados, através da elaboração de projetos.

Então, que tal o Prefeito Pedro Augusto analisar viabilidade de inclusão de Leopoldina nas escalas de voos regionais, “abraçando” projeto de modernização e reativação do Aeródromo de Leopoldina, revitalizando os velhos tempos da NAB e seus Douglas DC-3?

Com a palavra e ações, o dinâmico Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.
 
Edson Gomes Santos, 17/10/2023
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »