02/11/2023 às 11h08min - Atualizada em 02/11/2023 às 11h08min

Respeito é bom e eu gosto!

Helenice Fonseca
Na minha última coluna falei sobre a minha percepção e sobretudo a minha identificação com as mulheres que responderam a uma pesquisa sobre sentir medo de serem importunadas por homens ao sair de casa.

De fato, me identifico com o efeito que este medo impõe ao comportamento feminino. Adotamos desde criança um comportamento temeroso, desconfiado e defensivo como se fosse uma garantia de não sermos importunadas. E de certa forma generalizei este comportamento entre as mulheres, não só me baseando nos dados da tal pesquisa, mas também na minha própria experiência de vida. E confesso que busquei me certificar de que outras leitoras da minha coluna também compartilham da mesma opinião.

Claro que não tive a intenção de generalizar o comportamento masculino. Em momento algum eu disse que a maioria dos homens são importunadores, nem sequer mencionei algum percentual de homens que possam agir assim. Tenho inúmeros exemplos de homens respeitosos e íntegros, que sob nenhum aspecto, em tempo algum, me causaram algum tipo de receio ou temor. E, ainda, nos quais eu confio plenamente.

Eduquei meus filhos com o lema básico da empatia: “não faça aos outros o que você não quer que façam com você”. Portanto, não importune se não gostas de ser importunado; não constranja se não gostas de ser constrangido; coloque-se no lugar do outro; não deseje ao outro o que não quer para você; pense se o outro fica feliz com seu comportamento; não deseje e nem cause nenhum mal ao outro... e por aí vai. Foram inúmeras vezes que repeti frases deste tipo e hoje olho para meus filhos e os vejo como pessoas que sabem respeitar o outro independente de cor, raça, gênero, credo, condição financeira, aparência, ou seja lá o que for.

Não tenho e não tive a intensão de travar batalha contra os homens, apenas expus como é inconveniente conviver diariamente com o receio de ser importunada sexualmente.

É importante contar com homens que possam se aliar a nós no sentido de corrigir, contrapor, confrontar outros homens quando em situação de constrangimento à mulher e não simplesmente rirem da cantada inoportuna, do assovio maldoso, do comentário indecoroso para com as mulheres. Além de respeitar, é importante, necessário e urgente que os homens passem a defender o respeito às mulheres e se coloquem em posição de empatia às mulheres em qualquer ambiente ou circunstância.

Afinal, respeito é bom e eu gosto!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »