23/01/2024 às 12h17min - Atualizada em 23/01/2024 às 12h17min

Jerônymas, concurso de fantasias, Memória do Carnaval, desfile do Fajardo e abadá de Piacatuba

Luc Luciano

Luc Luciano

Desenhista, chargista, cronista, fotógrafo, escultor... na verdade um curioso

Luc Luciano
Abadá de Piacatuba

Quem quiser adquirir o abadá do carnaval de Piacatuba é só entrar em contato com Marina: 329804-3409, Marcela: 3299918-8614, Tais: 3299923-7320. Preço: R$30,00. Como já noticiamos, o pré-carnaval no distrito acontece dia 27 de janeiro.



Premiação no Bão Igual Bosta


Chacrinha dizia que na TV nada se cria, tudo se copia. No Carnaval se cria muito, mas também podemos copiar boas ideias. Em 18 anos do caricato Bão Igual Bosta, milhares de figuras fantasiadas passaram pelo bloco. Muitas engraçadíssimas. Este ano, junto com a Unidos dos Pirineus e Bloco da Bento, vamos premiar a melhor e a pior fantasia.




O Bão Igual Bosta ainda está precisando de patrocínios e de músicos(Sopro) para o desfile.

Desfile do Fajardo

O Bloco Fajardo & Cia  confirmou seu desfile na 
segunda-feira, 12 de fevereiro. A concentração acontece a partir das 17h na Praça do Rosário. O bloco abriu pré-venda dos abadás a R$25,00 cada. Contato via direct pelas redes sociais ou pelo WhatsApp: Lourdes: (32) 98846-7610 ou Gabriel: (32) 98801-2182.

 Jerônymas
Se você procurar referências ao nome de Jerônyma Mesquita em publicações locais mais antigas sobre a história de Leopoldina, não vai encontrar. Conheci a Fazenda Paraíso ainda pequeno, mas também não sabia nada sobre a personagem lá nascida. Aliás,quase a totalidade de Leopoldina nada sabia, embora fosse uma pessoa reconhecida fora daqui. Procurando informações sobre a Fazenda esbarrei em seu nome. Na edição impressa n° 86 do jornal Leopoldinense  de  15 de julho de 2007 publiquei uma pequena nota a título de “Você sabia?” Sobre  Jerônima Mesquita.  Tempos depois historiadores locais como Natânia Nogueira, Nilza Cantoni e Luja Machado se aprofundaram na história da importante figura na luta pelos direitos da mulher e pioneira do escotismo no Brasil.  Trabalhos estes também publicados no jornal.  Em 2021 a historiadora Natália Montes publicou o livro “A Mulher Que Empoderava Mulheres” ilustrado pela professora Simone Campos.

Agora, por sugestão da professora do Colégio Equipe Patrícia Costa, um novo bloco carnavalesco só de mulheres está sendo formado, “As Jerônimas”. Uma ideia que tem tudo para popularizar ainda mais o nome e as ações de Jerônima Mesquita e enriquecer nosso carnaval. Dá inclusive um bom enredo.


Eu, Luciano, meu irmão Biel e meu tio Tula (I.M.) na Fazenda Paraíso em 2019. 
(Foto: Luciano Baía Meneghite)


Memória do Carnaval Leopoldinense

Das milhares de imagens que recuperamos, restauramos, identificamos e divulgamos na Memória Leopoldinense aqui no site, no Facebook e Instagram, muitas são do carnaval no município em diversas épocas. Ainda assim falta muitos registros de escolas de samba, blocos e clubes. Quem os tiver e puder compartilhar é só entrar em contato.
 
Clique e confira na coluna anterior: 

O samba do Fajardo & Cia, as camisas do Pirineus, Praça do Urubu, Corujão e as orientações dos Bombeiros

 


 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »