20/03/2024 às 22h35min - Atualizada em 20/03/2024 às 22h35min

Tarifa Zero, calor de 40° e 1.000 querendo entrar

Luc Luciano
Ônibus da linha Serra Verde - Via Pirineus às 18:51 do dia 20/03/2024 (Foto: Luciano Baía Meneghite )
Quarta-feira, 20/03. Eram 18:30; em cima da hora do ônibus para o Pirineus. O ponto da Carlos Luz até que não estava tão cheio. Deve ser o calor, pensei. 18:45 chegam os Tarifa Zero Unipac, Pedro Brito e Serra Verde - via Pirineus já cheios. Corre o povo de Deus como se Noé abrisse o Mar Vermelho ou Moisés a arca. Vou no Último.  

Uma conhecida diz que vai para o trabalho de micro-ondas. E não é que o erro de português dela faz todo sentido... Os passageiros pareciam aqueles salgados murchos de rodoviária dentro da estufa.

Sem acreditar muito que os últimos serão os primeiros, espero o pessoal subir. Demoro até a Praça do Urubu pra conseguir passar na roleta. Antes disso assisto a um elegante debate de ideias entre aquele famoso magrelo sentado na cadeirinha da frente e uma baixinha em pé na porta do meio.  O B.O se deu por conta de minha vizinha com seu menininho no colo não ter conseguido lugar pra sentar. A baixinha se doeu por ela e chamou a atenção para o fato. O magrelo em seu lugar de idoso na casa dos 70 falou que já tinha visto o fato e mandou a baixinha calar o bico, mas não cedeu o lugar. A tal, além de não calar, exibiu seu repertório de elogios, até de forma comedida, mas sem economizar saliva E eu ali espremido entre a roleta e a magrinha. Enfim alguém se levanta e minha vizinha consegue se acomodar na lata de sardinha.

Na esquina do Mercadinho JB “J de Zé Carlos e B de Vanusa”, outro enxame de passageiros que não conseguiu subir no Unipac avança na porta do ôns. O pessoal de dentro, quase pedindo pra morrer e a baixinha e o magrelo soltando farpas. Vamos chegando centímetros pra trás pra fazer caber o povo. 

- Esse ôns num vai guentá subí. Vai voltá pra trás. Eu vou pulá fora. Grita a baixinha.

- Isso dá pra pagar pecado. Brinco com uma conhecida.

- É de grátis gente! Pessoal reclama demais! Resmunga uma conformada.

-Tem nada de graça não! Nós pagamos impostos. Temos direito de reclamar. Responde outro.

-Tá saindo caro! Fala uma dona enxugando suor com um pano de prato.

Chegamos na Praça do Chafariz.

Descem uns dez, incluindo o magrelo. A baixinha não deixa por menos e da janela ironiza: “Vai descer o rei. Vai coisa feia! Pinóquio!”

Ele dá aquele olhar fulminando a onça, mas o ônibus arranca para o Polivalente e não deu pra ver se respondeu alguma coisa.

O pessoal da UEMG desce, e vaga uma cadeira na minha frente. Com alunos da UNIPAC ainda em pé, não ia arriscar sentar e apanhar. Desço junto com a vizinha do menininho um ponto antes do de costume.

A baixinha segue na nave com um sorriso no canto da boca.

Apesar de tudo de ruim, parece que gostou do show.

E eu acabei de subir até em casa já imaginando esse texto.
 
(Baseado em fatos surreais)

Clique e relembre:


14/01/2017 - “Catanic"
17/03/2018 - Catanic II
16/06/2018 -
 Catanic III
15/11/2023 - 
Tarifa Zero, ônibus zero e calor dos infernos

Essa vai pra história...
Frases escutadas com os olhos que a terra há de comer


“Tá registrado nos ANÉIS da Casa”
Vereador Gilmar Pimentel na inauguração da Praça da Cohab Velha

"As 4 estações de Leopoldina: Quente/Muito quente/ Super quente/ Hiper quente."
Da professora e jornalista Dora Stephan
 
"Com esse calor nem tô mais com medo de ir pro inferno."
Ouvida na Praça do Urubu


O mural vai sair

Agradeço ao prefeito Pedro Augusto e à secretária de obras Laura Domiciano  por atenderem o pedido de reforma do muro de arrimo da Praça Luiz Fernando Furtado “Careca” para que eu possa pintar um mural. O emboço foi refeito. Espero agora a retirada do entulho do local e a pintura com fundo branco para que possa iniciar o desenho.  

Agradeço também ao secretário municipal de fazenda Ailton Soares Dutra, ao chefe de gabinete Kalon Morais, à secretária Maria Isabel Simões Mendonça, à um colaborador do jornal Leopoldinense  e à uma outra pessoa que não sei o nome pela doação de tintas.  Falta pouco.


Moradores pedem ainda uma melhora geral na praça, como tapamento de fendas no piso e pintura do parapeito.


Emboço foi refeito, falta agora a pintura de fundo e limpeza do local  (Fotos: Luciano Baía Meneghite - 20/03/2024)













 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »