03/03/2023 às 16h43min - Atualizada em 03/03/2023 às 16h43min

CONSUELO MACHADO DE CARVALHO, a GLOBETROTTER – Leopoldina, Januária e o Mundo

Edson Gomes Santos
Minha querida prima Consuelo, ex-funcionária da Rádio Sirena lá na antiga Escola Parque, aliás, Parque Primário Complementar, é radicada em Januária-MG desde os anos 1970.

Globetrotter em inglês significa viajante do mundo e Consuelo “veste” perfeitamente tal “uniforme”, haja vista ser uma viajante desde sua juventude.

Alguém afirmou que quando um pássaro abre suas asas e voa, voará enquanto vida tiver, dito este plena e totalmente aplicável à Consuelo... viajante desde sempre.

Meu primeiro passeio a Cataguases quando eu devia ter 6/7 anos, foi ela quem me levou, de companhia, pois àquela época “moça direita não viaja sozinha”.

Outros passeios realizei com ela, tanto antigamente quanto nos tempos atuais e ela sempre se mostrou uma ótima companhia de passeios.

Em 10/setembro/2022, no Encontro da Família Machado, lá estava ela, após percurso de quase 1.000 km vindo de Januária com sua amiga januarense da gema, Doralice, para mais uma marcante presença naquela alegre e feliz confraternização familiar.

Naquela data foram também comemorados os 107 anos de vida de Dª Lina Machado - talvez a leopoldinense mais longeva na ocasião (hoje de saudosa memória) – e os 55 anos de casados de Feliciano Barbosa e Otávia Machado Barbosa – irmã e cunhado da Consuelo – com os aplausos a que eles muito fizeram por merecer.

Visitadora, sempre que possível e oportuno ela realizava suas visitas aos parentes nas mais diversas regiões do Brasil, ocasiões em que resgatava informações genealógicas e familiares, anotava, selecionava, catalogava-as para futura divulgação em livro... já são 3 editados, e o mais recente, lançado em tarde de autógrafos durante o Encontro da Família Machado.   

“Entrevistando” Consuelo e já na intenção de sobre ela e suas viagens escrever, sou brindado com relatos de suas viagens pelos quatro cantos da Terra, suas observações e vivências dos hábitos e costumes dos diversos países visitados, das pessoas com quem compartilhou suas viagens, das inúmeras amizades agregadas durante todos estes anos viajados, porém deixo de comentar sobre as viagens pois o espaço disponível nesta lauda é insuficiente para tanto.

Indago a ela sobre vistos em passaportes e ela responde: Já “enchi” cinco passaportes com vistos; estou no sexto passaporte... quase cheio e já estou providenciando o sétimo.

(Considerando o passaporte-padrão ter 24 páginas para vistos; cada folha contemplar um visto; multiplicando-se os 5 passaportes cheios por 24 páginas, temos 120 vistos... sem contar os vistos do passaporte “em andamento”... uuufffaaa!!!          Isto sim, é que é viajar!!!

Nesta oportunidade em que escrevo estas linhas, Consuelo está em viagem pela Itália curtindo os seus bem vividos 86 anos e enchendo mais um passaporte com vistos.

A ela e pelas vezes em que com ela viajei, minha gratidão pelo seus sempre carinho e atenção.
                       
                                                                                         
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »