30/12/2023 às 19h52min - Atualizada em 30/12/2023 às 19h52min

Ano novo sem foguetes, com raio laser e o carnaval que já tá aí

Luc Luciano

Luc Luciano

Desenhista, chargista, cronista, fotógrafo, escultor... na verdade um curioso

Luc Luciano
Claro que são bonitos espetáculos pirotécnicos, mas é verdade também que o barulho dos fogos de artifícios causa transtornos em animais e pessoas autistas ou com maior sensibilidade auditiva. A lei que proíbe o uso em Leopoldina virou fumaça como dos foguetes. Não há respeito, nem fiscalização. Há quem defenda o uso de fogos sem estampido. Há também alternativas já usadas em muitos eventos, mas que muito pouco são usadas em cidades menores como Leopoldina. É o caso do raio laser. Lembro quando das comemorações do centenário do Dr. Ormeu Junqueira Botelho em 1997, a Então Cia Força e Luz Cataguases Leopoldina, hoje Energisa, realizou espetáculo com um canhão de raio instalado no Morro do Cruzeiro. O céu da cidade foi colorido de raios verdes. Na mesma noite foi inaugurado a praça com o busto junto à Catedral de São Sebastião e teve uma cascata de fogos no templo.

Por que não Leopoldina fazer na passagem para 2025 um espetáculo sem estouro de foguetes, mas com raios-laser e música?  Não sei os custos disso, mas seria melhor empresas particulares e Prefeitura pensarem na possibilidade.

Tempo e dinheiro curtos

O carnaval 2024 será de 10 a 13 de fevereiro. Pra quem em Leopoldina se contenta em ser plateia do que vem de fora a preço de ouro, tá tudo bem, mas para as agremiações carnavalescas da cidade que deveriam serem tratadas como atração principal, o tempo é muito curto e o dinheiro escasso. Difícil mudar algumas mentalidades, tanto no setor privado, quanto público e também entre alguns que se dizem carnavalescos.  


Fajardo & Cia


O grande bloco Fajardo & Cia anuncia nas redes sociais sua participação no carnaval 2024 tendo como enredo a Bahia. Tema exaustivamente explorado em diversos carnavais, mas que dependendo da forma a ser apresentada, ainda pode render um bom samba e desfile. Animação não falta aos integrantes do bloco. Seus ensaios sempre animam a Praça do Rosário. Breve divulgaremos as datas destes.

Um Urubu me contou...

Por conta da pandemia em 2022 e pela falta de acordo 
em 2023 entre comerciantes locais e Prefeitura, o tradicional carnaval com sambas e marchinhas da Praça do Urubu ficou sem ser realizado. Agora algumas fontes afirmam que há uma maior disposição do comércio em realizá-lo. Tomara que tirem o escorpião do bolso. De novo insisto; inovem! Mas sem perder a tradição!  

Pirineus

A diretoria da Unidos dos Pirineus, da qual hoje estou como presidente, partiu do zero e focou em 2023 na sua organização e legalização. As dificuldades são muitas, ainda assim conseguimos fazer algumas ações, como o “Carnaval é no Pirineus”, em que junto do comércio local, moradores e Prefeitura, foi realizado quatro dias de festa na Praça do Chafariz. Ainda como comissão provisória, Já havíamos realizado em 2022 o “Arraiá dos Pirineus”. Este ano, realizamos a Festa das Crianças com participação de centenas de crianças de diversos bairros. Participamos do “Ler Transforma sua Vida” da Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho, com trabalho de pesquisa sobre a história do bairro e sua ligação com o samba e carnaval.  

Com a grande ajuda de Amaury Silva Santos, Jaqueline e Delano Ferreira do Cartório, atualizamos seus estatutos sociais e pagamos todas as dívidas. Estamos agora na fase final dessa organização e agradecemos ao Assis e Karllianny da Result Contabilidade pela disponibilidade em nos ajudar.

Quanto ao carnaval, no ano em completa 70 anos de fundação, a situação da Unidos dos Pirineus ainda é de escassez total de recursos. Falta maior apoio, falta mão de obra disponível e estamos buscando uma forma de não deixar passar em branco a participação da escola na nossa maior festa. Toda ajuda é bem-vinda.

Memória do Carnaval Leopoldinense

Na década de 70 do século XX  o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila gravou um disco compacto com duas composições de Jair Guerra interpretados por Adail Santos. As composições muito boas e de fácil assimilação ficaram na memória dos carnavalescos leopoldinenses, principalmente o primeiro "Feijão Cru". Apesar da música  ser realmente boa, lembra o "Samba do Crioulo Doido" de Sérgio Porto por ter dois erros históricos na data da visita de D. Pedro II e D. Tereza Cristina que ocorreu não em 1854, mas em 1881 e de incluir a presença da filha destes, Princesa Leopoldina, que já havia falecido em 1871). A outra música é uma marchinha "Flor Mimosa", também de exaltação ao município de Leopoldina. 
Do acervo de meu tio, hoje saudoso, Jorge Luiz Baía "Tula":



Essa vai pra história...

“Estou pensando seriamente em ser vice-defeito.”
Do comunicador Marcus Vinicius “Papão”.

“Vou fazer teste de bafômetro antes de fazer live.”
De um gozador após fala polêmica do vereador Rogério Suíno sobre a PRF.

“Num vô não; e se cabá a força?”
Atribuída ao popular Cutia, diante de escada rolante.
 
 
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »