04/01/2024 às 15h46min - Atualizada em 04/01/2024 às 15h46min

Pré-carnaval, Bão Igual Bosta, Carnaval no Moinho e recursos para blocos de Cataguases

Luc Luciano

Luc Luciano

Desenhista, chargista, cronista, fotógrafo, escultor... na verdade um curioso

Luc Luciano
Tão perto, tão longe...

Os Blocos carnavalescos de Cataguases, filiados à Liga dos Blocos Caricatos receberão recursos para compra de 100 instrumentos. A verba de 31 mil reais vem de emenda parlamentar do deputado estadual Cristiano Silveira (PT), viabilizados pelo coletivo Casa 13. Serão beneficiados os blocos Bacanaço, Vida do Morro, Sem Preconceito,  Pé na Cova e Turma do Arrebenta.
Divulgação Alex Companheiro


Em Leopoldina infelizmente as duas tentativas de funcionamento de liga carnavalesca não deram liga. É cada um por si.

Pré-carnaval na Praça do Urubu

Segundo Zé Carlos Goiaba, comerciante e um dos organizadores do carnaval da Praça do Urubu, se houver apoio público, haverá um pré-carnaval no próximo dia 20/01.   

Lembrando que a retomada do tradicional carnaval na praça ocorreu em 2003 com apresentações de músicos da Lira Primeiro de Maio e Princesa Leopoldina nas manhãs de sábado. Ambas corporações estão paralisadas, mas músico é que não falta em Leopoldina.

Carnaval do Clube do Moinho

Segundo Rodolfo Furtado Lima o "Carnaval Retrô do Bloco do Moinho" contará com rodas de samba, batucada à fantasia, marchinhas, DJ e a Bateria da Batucada Folião.com nos 4 dias de Carnaval. Bateria esta que em sua camisa homenageará suas origens no tradicional Bloco Unidos da Cana. Rodolfo espera que talvez surja novo bloco ou ressurja para desfilar pela tradicional rua Cotegipe. Os carnavalescos do Moinho sempre realizam um cortejo pela rua Custódio Junqueira até o centro e de volta ao clube e este ano não deve ser diferente.



Carnaval oficial

A Prefeitura de Leopoldina anuncia nas redes sociais a realização do carnaval 2024 com “Muito samba e axé em cada canto da cidade”. Ainda não foi divulgada a programação oficial.  Em 2023 a Prefeitura ofereceu aos blocos e movimentos carnavalescos do município estrutura de som, banheiros químicos e segurança. Não houve destinação de verbas às agremiações que em sua maioria não desfilaram.  



Bão Igual Bosta

De brincadeira sempre disse que no bloco Bão Igual Bosta todo mundo manda e ninguém obedece.  A verdade é que quem sempre tomou iniciativa foi eu. Claro que com ajuda de alguns amigos que sempre cito e agradeço. Como bloco caricato, nunca reivindicamos subvenção pública e o apoio do comércio (Que lucra com o carnaval) é quase nulo. Mesmo improvisando, os materiais para confecção dos bonecos saem caros. Além disso há os gastos com os carregadores, transporte, músicos, bateria. Nos últimos anos vendemos camisas, mas estas não cobrem nem um terço dos custos.  Somados a isto, problemas particulares dificultaram a preparação para o carnaval passado, mesmo assim participamos.Este ano o mais provável é não participarmos. O tempo é curto e o dinheiro também. Vou fazer o possível para que o bloco volte com força em 2025.

Relembrando arrastão do Bão Igual Bosta  





Leia a coluna anterior sobre o carnaval 2024
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »