14/01/2024 às 09h00min - Atualizada em 14/01/2024 às 09h00min

Confira as programações do Moinho, Corujão da Madrugada, Praça do Urubu e carnaval em Piacatuba

Luc Luciano

Luc Luciano

Desenhista, chargista, cronista, fotógrafo, escultor... na verdade um curioso

Luc Luciano
Carnaval gera riqueza

Em 2023 o carnaval gerou mais de 8 bilhões na economia do Brasil segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. E meia dúzia de Zé Ruelas repetem que o carnaval não serve pra nada e é gasto inútil. Podemos e devemos criticar a forma como é usada a verba pública e as distorções da festa, mas desconhecer que é a maior manifestação cultural do Brasil, que gera milhares de empregos e bilhões de reais é estupidez. Respeito quem não gosta e não participa. Alguns destes também deveriam respeitar a inteligência alheia.

Subvenção

A Prefeitura de Leopoldina mais uma vez não destinará subvenção às agremiações carnavalescas da cidade. Mesmo as que estão com a documentação em dia.  Grande parte da verba para o carnaval vai se destinar à bandas de fora do município, trio elétrico e estruturas de som, iluminação, segurança, banheiros químicos, tendas, também oferecida aos blocos. A exceção é o Bloco Fajardo & Cia que recebeu 10 mil reais de emenda impositiva do vereador Bernardo Guedes (PDT). Merecido, pois é um bloco organizado. 

Praça do Urubu

Nossa coluna já tinha adiantado sobre a probabilidade de volta do carnaval da Praça do Urubu.   Não sem muita saliva gasta, mas a Prefeitura e comerciantes entraram em acordo. Ronaldo Apolinário, o “Naná” está preparando a banda que animará os quatro dias de folia na praça. Dengo Pessoa também deve animar os intervalos da banda.
 
Bloco da Pompílio
 
João Paulo, diretor da Escola Estadual Pompílio Guimarães do distrito de Piacatuba anuncia que o “Bloco da Pomplílio”, que animou o carnaval local em 2023 estará de volta na sexta-feira dia 09/02. A concentração acontece à partir das 18h em frente à escola. O bloco sai em desfile às 19h30. No domingo a concentração acontece à partir das 15h e saída às 17h. Os abadás poderão ser encomendados à partir de segunda (15/01) nos seguintes valores: Adulto: R$ 25,00 e Criança: R$ 23,00
 
Ensaio da bateria à partir de 16/01, às 19h em frente à Escola.
Coordenação da Bateria: Barão
 



Esclarecimento

Após eu expor as dificuldades para se colocar um bloco na rua, algumas pessoas se dispuseram a ajudar, inclusive durante reunião no gabinete do prefeito com carnavalescos dia 08/01 este se mostrou interessado em colaborar na reforma dos bonecos gigantes. Infelizmente não tenho uma equipe ou oficina. Faço em condições improvisadas os bonecos e minha mãe as roupas destes.  É trabalhoso, demorado e faltando um mês para o carnaval não haveria tempo suficiente de deixar todos em condições de desfilar. Além disso, há os gastos com carregadores e transporte. Apesar de ainda não ter recebido nenhum patrocínio, agradeço a disposição de todos em colaborar, mas é um trabalho que deve ser feito com antecedência, o que não foi possível para este carnaval devido a problemas particulares. O bloco Bão Igual Bosta deve sair junto com a Unidos dos Pirineus e Bloco da Bento (UEMG) na terça-feira gorda às 18h. Não faltará animação e muitas pessoas fantasiadas.

Relembrando o bloco Concentra Mais Não Sai em 2015:


Corujão

A animada bateria do G.R.E.S. Corujão da Madrugada tem várias apresentações marcadas até o carnaval. Confira:




 

Na coluna anterior: 
Festa da Baiana, Bloco da Privada, Equipe Folia, UEMG, Cutubas, Cooper Beer
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »