03/08/2023 às 22h24min - Atualizada em 03/08/2023 às 22h24min

Os elogios, as críticas e os coices

Luc Luciano

Luc Luciano

Desenhista, chargista, cronista, fotógrafo, escultor... na verdade um curioso

Luc Luciano
A coluna que publicamos no Leopoldinense impresso agora estará no site.
 

Doação de livros

Agradecemos ao nosso colaborador José Luiz Machado Rodrigues pelas centenas de livros enviados ao jornal Leopoldinense para doação à população. 

Relembrando...




Os Elogios, as críticas e os coices

Já de algum tempo, principalmente em se tratando de política, ou você é baba-ovo   ou é tratado como inimigo. Para os bitolados, não pode haver meio termo ou opiniões diversas.  Eis que alguém na rua me pergunta se eu aprovo ou não o atual governo municipal. Não que minha opinião seja mais importante que de outras pessoas e já a deixo clara ao escrever ou desenhar uma charge, mas aprovar ou desaprovar seria uma resposta muito simplista e o governo ainda não acabou.  Sendo assim, pode melhorar ou piorar.

Reconheço e aplaudo a recuperação pela Prefeitura de diversos logradouros públicos que estiveram jogados ás traças nos últimos anos.

Acho errado que alguns projetos não sejam discutidos com a população e que não sejam divulgados em todas as placas das obras o valor investido, o que é uma obrigação. Quase ninguém lê letrinhas pequenas em Diário Oficial.

Reconheço também a melhoria na limpeza pública, mas não dá para justificar a falta de fiscalização municipal e punição aos donos de terrenos baldios que não os limpam. A lei é para todos ou para tolos?

Dou os parabéns pela construção do novo Centro Administrativo Municipal, há muito sugerido, inclusive por esse jornal, e que gerará economia de aluguéis e mais eficiência.

Não dou os parabéns pelos R$206.700,00 gastos na estátua da Dona Leopoldina enquanto temos, por exemplo o painel de azulejos de Funchal Garcia, entre outros monumentos, necessitando de restauração.

Que bom que nossa denúncia sobre o abandono do casarão do Centro Cultural de Piacatuba foi ouvida pelo Ministério Público e pela Prefeitura (ainda no governo passado), levando à sua restauração.

A usina de energia solar também é uma boa iniciativa para economia dos cofres municipais.

Não é boa iniciativa a Prefeitura jogar para a plateia, bancando shows de 50, 100, 150 mil em carnaval ou exposição enquanto temos uma Lira Primeiro de Maio praticamente inativa por falta de apoio, ou outros grupos culturais de Leopoldina raspando o tatu com machado.

Dirão que o valor do fundo da Lei Vitalino Duarte foi aumentado, mas ainda é menor que um cachê de um desses shows contratados.

Parabéns sim à Secretaria de Cultura pela oportunidade aos artistas locais na Feira de Artesanato e o apoio a outras festas tradicionais de Leopoldina.

Nota dez para a muito necessária e merecida reforma da rodoviária, embora demorada.

Nota zero para o muito mal feito e refeito asfaltamento sobre o perfeito calçamento de paralelepípedos da Avenida Getúlio Vargas. Com tantas ruas já asfaltadas parecendo um queijo de tanto buraco.

Acho muito justo a Prefeitura entregar as devidas escrituras de casas a pessoas humildes.

Foi injusto a Prefeitura recorrer na justiça e protelar por tantos anos o pagamento do FGTS aos funcionários aposentados idosos e doentes. Como o jornal mostrou, muitos morreram sem receber. Enfim está saindo o pagamento.

Melhorou muito a iluminação da cidade e a sinalização no trânsito, mas os problemas de estacionamento não.  O mesmo pode-se dizer do transporte público. Caro e muito deficiente. Agora, depois de muitas reclamações, o prefeito propõe o passe livre. Ótimo! Porque não a municipalização do transporte já sugerida na Câmara?

Houve algumas ações positivas com campanhas e implantação de programas na saúde e assistência social, mas as deficiências ainda são enormes.

Poderia citar muitos outros exemplos positivos e negativos do atual governo municipal. Vocês podem discordar da minha avaliação, mas não dizer que uso viseiras. Por comparação, até o momento, acho sim que o governo está sendo bem melhor que os dos últimos 30 anos, mas dizer que é o melhor da história de Leopoldina é não conhecer a história de Leopoldina ou tentar reescrevê-la.  Não se pode, por exemplo, esquecer o primeiro governo Márcio Freire, que também teve erros, mas foi muito eficiente. Como esquecer do Sr. Liliu? Um homem que nem adversários atacavam moralmente e que nas duas vezes em que governou Leopoldina também deixou inúmeros benefícios para o Município.  Desses eu lembro. Apesar de ser muito novo na época, tenho boa memória. Certamente teve alguns outros, não tantos, que foram grandes administradores.

Não tenho saudades de ver a cidade desleixada e com obras tipo biscoito de polvilho, faz e refaz, funcionários municipais, comerciantes ou imprensa perseguidos e processados injustamente, , ameaças e chantagens eleitorais com escrituras de casas, exames ou empregos de pessoas humildes,  suspeitas de superfaturamentos, propinas e ligações estranhas com empreiteiros, concurso anulado por suspeita de fraude, brigas com o hospital e com a Câmara, acumulo de diárias de viagens desnecessárias, venda irregulares de túmulos, incêndio, nepotismo, mentiras, esperneio, berros e coices.

Todos prefeitos tiveram seus amarra-cachorros e o atual também tem os seus. Não me refiro necessariamente a todos assessores, mas a aqueles puxa-sacos profissionais, alguns até sem cargo oficial, mas que aplaudem até peido do prefeito de plantão. Estes, quando sabem de alguma crítica à administração, não retrucam com argumentos, mas escoiceiam quem fez a crítica.

É bom a divulgação das administrações na mídia e redes sociais, mas soa artificial excessos de marketing.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »